Educação Infantil
O ciclo da Educação Infantil caracteriza-se por ser o momento de inserção da criança no universo escolar. É função da escola, acolher as crianças em suas necessidades individuais e, ao mesmo tempo, inseri-las no coletivo além de favorecer as interações sociais, possibilitando o estabelecimento de laços afetivos, o que contribui para o reconhecimento de si e do outro e estimula o convívio e respeito às diferenças.
Com o intuito de propiciar ao aluno maior segurança, criamos condições para que esse processo de troca e de envolvimento social aconteça de maneira progressiva. Brincar, cuidar de si mesmo e dos outros e aprender são os pilares essenciais que embasam nossa prática. O brincar está presente no dia a dia escolar e, à medida que os alunos brincam, desenvolvem papéis e enredos construídos individual e coletivamente. Ao brincar, a criança imita, imagina, representa e comunica, com ações, a maneira como compreende a realidade. Proporcionar ambientes enriquecedores, instigantes e desafiadores para que a criança avance em suas aprendizagens e construa seu pensamento.
Tanto o cuidar quanto o educar são necessários para o desenvolvimento das crianças em suas diferentes dimensões - física, cognitiva, afetiva e social. Assim, os alunos são incentivados a cuidar de si, dos outros, de seus pertences, do espaço e das relações que se estabelecem. Estas vivências são fundamentais para que os alunos construam a autonomia necessária para a tomada de decisões e para o futuro exercício da cidadania.