Laboratório Inteligência de Vida


Toda escola é formada por sentimentos! Lembra como era difícil lidar com a ansiedade antes de uma prova ou a alegria de fazer novos amigos? E o medo de apresentar o trabalho na frente de todos? As emoções não ficam fora da sala de aula e, talvez, as coisas teriam sido um pouco mais fáceis com um espaço seguro para falar e ser escutado. E o LIV é este pilar socioemocional na escola!
O programa dedica momentos estruturados para cuidar do desenvolvimento socioemocional de toda a comunidade: alunos, famílias e equipe escolar.

Na Educação Infantil, convidamos as crianças a reconhecer e nomear as emoções básicas: medo, alegria,tristeza, raiva e o amor, que é essencial nos vínculos afetivos e na construção subjetiva.

Do 1º ao 3º ano, temos como foco o conceito da Inteligência Emocional do psicólogo Daniel Goleman. Por meio de histórias e personagens exclusivos, ajudamos os alunos a compreender sentimentos complexos e estimulamos os quatro pilares da teoria: autoconhecimento, autorregulação, empatia e relacionamento.

Nos 4º e 5º anos iniciamos uma aventura intergaláctica! Com projetos e jogos colaborativos exclusivos, estimulamos que os estudantes entendam o seu papel no mundo. Apostamos na gamificação e no protagonismo dos alunos para começar a realizar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como comunicação, criatividade e colaboração.

No Ensino Fundamental, Anos Finais – 6° Ano ao 9° Ano
Nesta fase, os estudantes experimentam um momento de muitas transformações: a adolescência. Por meio de projetos, dinâmicas e séries audiovisuais buscamos uma conexão com as vivências dos alunos, ajudando-os a lidar com os desafios e a desenvolver habilidades socioemocionais, tais como:
Pensamento crítico
Perseverança
Proatividade
Colaboração;
Comunicação;
Criatividade.
S