Laboratório Inteligência de Vida
Toda escola é formada por sentimentos! Lembra como era difícil lidar com a ansiedade antes
de uma prova ou a alegria de fazer novos amigos? E o medo de apresentar o trabalho na frente
de todos? As emoções não ficam fora da sala de aula e, talvez, as coisas teriam sido um pouco
mais fáceis com um espaço seguro para falar e ser escutado. E o LIV é este pilar
socioemocional na escola!
O programa dedica momentos estruturados para cuidar do desenvolvimento socioemocional
de toda a comunidade: alunos, famílias e equipe escolar.
Na Educação Infantil, convidamos as crianças a reconhecer e nomear as emoções básicas: medo, alegria,tristeza, raiva e o amor, que é essencial nos vínculos afetivos e na construção subjetiva.
Do 1º ao 3º ano, temos como foco o conceito da Inteligência Emocional do psicólogo Daniel Goleman. Por meio de histórias e personagens exclusivos, ajudamos os alunos a compreender sentimentos complexos e estimulamos os quatro pilares da teoria: autoconhecimento, autorregulação, empatia e relacionamento.
Nos 4º e 5º anos iniciamos uma aventura intergaláctica! Com projetos e jogos colaborativos exclusivos, estimulamos que os estudantes entendam o seu papel no mundo. Apostamos na gamificação e no protagonismo dos alunos para começar a realizar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como comunicação, criatividade e colaboração.
No Ensino Fundamental, Anos Finais – 6° Ano ao 9° Ano | Nesta fase, os estudantes experimentam um momento de muitas transformações: a adolescência. Por meio de projetos, dinâmicas e séries audiovisuais buscamos uma conexão com as vivências dos alunos, ajudando-os a lidar com os desafios e a desenvolver habilidades socioemocionais, tais como: |
---|
Pensamento crítico |
Perseverança |
Proatividade |
Colaboração; |
Comunicação; |
Criatividade. |